É como imenso orgulho que o JCRT anuncia o lançamento do Projeto Luso. O Projeto é uma inciativa independente que pretende analisar a vida portuguesa e celebrar a sua cultura em Jersey. Através da nossa pesquisa, pretendemos compreender melhor os desafios que a comunidade portuguesa enfrenta em Jersey, promover a consciencialização, criar relações e caminhos significativos.
Pretendemos:
- Celebrar e promover a cultura Portuguesa em Jersey.
- Documentar e sensibilizar para o conhecimento das histórias da comunidade portuguesa.
- Compreender e responder aos desafios que os indivíduos portugueses enfrentam na comunidade de Jersey.
- Apoiar a integração da comunidade portuguesa em Jersey.
Património Histórico português em Jersey
Jersey é uma sociedade multicultural e multilíngue, algo que, como Ilha, defendemos e celebramos. O JCRT pretende promover a inclusão, a igualdade e encorajar o bom relacionamento entre todos os membros da comunidade que vivem, trabalham e prosperam em Jersey.
Através da comunicação, das ligações e da compreensão das diferentes comunidades que constituem a nossa ilha, podemos enriquecer as nossas escolhas, criar oportunidades e fornecer novas perspectivas.
Os Censos 2021, divulgaram que aproximadamente 8,000 residentes em Jersey nasceram em Portugal e 9,700 se identificaram como etnicamente portugueses. Contudo, as estimativas informais, sugerem que existem aproximadamente 16,000 falantes de português, destacando a significativa presença cultural na Ilha.
Acredita-se que os primeiros imigrantes portugueses chegaram à ilha em 1937, maioritariamente provenientes da Ilha Madeira. Muitos trabalharam nos setores da hotelaria e restauração ou em quintas. Atualmente, a comunidade portuguesa trabalha
em setores muito mais diversos, nomeadamente na construção, advocacia, setor financeiro e serviços da função pública.
“O primeiro homem português, proveniente da Ilha da Madeira, chegou a Jersey em 1937 ou 1938 e, desde então, temos mantido laços fortes com a comunidade portuguesa que foi trabalhar para Jersey.” Dr. Albuquerque, Presidente da Câmara do Funchal, 2012.
O lançamento do Projeto Luso teve um ótimo começo e onde melhor começar do que no Festival Gastronómico Português – Portuguese Food Festival .
Selina Zenonos, a vice-presidente do JCRT e do Projeto Luso disse:
“Tivemos algumas conversas fantásticas com algumas pessoas que estavam no festival gastronómico e que reservaram algum tempo para observarem o nosso inquérito. Ficamos encantados com as respostas que, durante o fim de semana, deram no inquérito que preencheram em linha. Este é um começo promissor e esperamos que com este material informativo, possamos começar a compreender questões fundamentais que afetam a comunidade portuguesa em Jersey. Estes dados também nos ajudarão a moldar os grupos de foco que esperamos que decorram durante o outono e o inverno.
É muito importante para nós que as pessoas partilhem as suas experiências e opiniões. Estamos também muito gratos a todos os voluntários, com um especial agradecimento ao Serviço da Juventude, que nos acolheu na sua tenda e por todo o seu apoio, assim como agradecemos à artista Kelly Eastwood, cujo projeto de pintura de azulejos trouxe um florescimento de criatividade e cor até ao dia de hoje.”
À medida que exploramos e celebramos a vida portuguesa e a cultura em Jersey, também pretendemos compreender melhor os desafios e os obstáculos que a comunidade portuguesa enfrentou em relação à igualdade, à integração, à coesão social e salientar a contribuição única da comunidade portuguesa para a vida insular.
124 inquéritos concluídos até à data (dezembro 2024)
A Equipa de Pesquisa do Projeto Luso, alargou o seu âmbito e trabalha em parceria com os estudantes de várias escolas.
“Tivemos o privilégio absoluto de trabalhar com estudantes de escolas locais e ouvir as suas experiências de crescer em Jersey. Consideramos que foi uma experiência profundamente comovente e esclarecedora.”
O JCRT tem orgulho em trabalhar em parceria com o Serviço da Juventude de Jersey (JYS). O JYS valoriza a diversidade dos jovens que utilizam os seus serviços e atribui importância à estimulação da cultura e da língua. Durante a Semana do Trabalho da Juventude, (novembro 2024), tivemos a oportunidade de envolver os jovens que também nos ajudaram no nosso trabalho de pesquisa. Além de atividades e artesanato, os jovens puderam explorar a língua, a cultura, as tradições, a comida e livros.
Ajude-nos a moldar o futuro – participe na nossa pesquisa
Queremos ouvir as suas opiniões sobre como poderemos mostrar e celebrar a vida quotidiana e a cultura portuguesa em Jersey, assim como, compreender melhor os desafios que a comunidade possa enfrentar, vivendo e trabalhando em Jersey.
Os seus pensamentos e opiniões são valiosos para nós e ajudam-nos a moldar as nossas futuras conversas, eventos e comemorações, bem como, informar diretamente a nossa pesquisa.
Todos os residentes na Ilha que tenham ascendência portuguesa, estão convidados a preencher o inquérito em: complete the survey.